O primeiro Palmeiras x Corinthian (sem s)

A equipe da Associação Atlética das Palmeiras, em foto sem identificação do ano.

O ano era 1910. O dia era 31 de Agosto. Entrava em campo, o Palmeiras, atual campeão paulista na época, que vinha de uma vitória por 5 a 2 sobre o SPAC e construía então o caminho para o bi campeonato paulista.

O Palmeiras, com seu tradicional uniforme branco e preto, não conseguiu segurar os ingleses do Corinthian F.C, e terminaram o primeiro tempo perdendo por 2 a 0. Apesar de alguma pressão no segundo tempo, não conseguiram se aproximar no placar e a partida terminou com o mesmo score do primeiro tempo.

A forte equipe do bairro de Santa Cecilia, que mandava suas partidas no Parque Antártica, não conseguiu segurar os ingleses, que logo na sua chegada ao país, apenas uma semana antes, tinham passado por cima do Fluminense, no Rio de Janeiro, por 10 a 1.

Um dia depois, da partida entre Associação Atlética das Palmeiras e Corinthian F.C, da Inglaterra, era fundado, no bairro do Bom Retiro, o Sport Club Corinthians Paulista. Pequenos comerciantes influenciados pelo futebol da equipe inglesa, que resolveram batizar o novo clube com o mesmo nome, e que poderia ter se chamado Santos Dumont ou Bandeirantes F.C. Acabou chamando Corinthians e, por ironia do destino, carregando as cores do clube de Santa Cecilia, o Palmeiras.

A equipe inglesa do Corinthian F.C. em foto de 1897.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s