Eu lembro desse… gol

Essa sessão que foi criada para relembrar jogos hoje abre espaço para um gol.

Apenas um gol.

Ruud Gullit e Van Basten

Ruud Gullit e Van Basten

A Eurocopa de 1988 foi disputada na Alemanha Ocidental. Naquele período a anfitriã tinha lugar garantido e outras 7 seleções conquistariam a vaga nas eliminatórias.

Dois grupos de 4 equipes cada definiriam os semifinalistas. Do grupo A passaram Itália e Alemanha Ocidental. Do grupo B, União Soviética e Holanda foram as melhores.

Nas semifinais, os soviéticos despacharam os italianos. E os holandeses devolveram 74 e em plena Alemanha, bateram os donos da casa com um gol de Van Basten faltando dois minutos para acabar o jogo.

A final foi um grande jogo e esse poderia ser um texto sobre essa partida. Mas não é.

É sobre um gol. Apesar de ter vencido a Holanda na primeira fase, a URSS tomou o primeiro gol aos 32 minutos do primeiro tempo. O craque Gullit marcou.

Mas é ai que vem o gol. O GOL.

Aos 9 minutos do segundo tempo, após troca de passes entre os holandeses, Mühren joga a bola na área, aparentemente o passe tinha saído muito forte… Mas foi aí que completamente sem ângulo, o genial Van Basten pega de primeira. Nem a muralha soviética chamada Rinat Dasaev, um dos maiores goleiros de todos os tempos, pôde fazer nada.

Um golaço. Van Basten parecia brincar com o tempo e o espaço. Um gol completamente improvável. Abaixo, dois vídeos. No primeiro, o gol com narração da época. No segundo os craques Koeman, Gullit e o próprio Van Basten, analisam a obra prima.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s