A maior seleção do mundo – Por Edilson Cavalcante

rivaldo

Nesta quarta-feira, 8 de julho, completa-se um ano desde o jogo em que o Brasil enfrentou a Alemanha, pela semifinal da Copa do Mundo, e saiu derrotado por 7 a 1. Há quem diga que poderia ter sido mais e que os alemães teriam diminuído o ritmo em respeito.

Provavelmente no dia de hoje muitos estarão a analisar o futebol brasileiro, seus erros, o que precisamos fazer para “voltar a estar entre as melhores seleções do mundo”. Diversos serão os textos que utilizarão termos como “humilhação”, “vexame” e sinônimos para tratarem do confronto.

É verdade que tivemos uma das maiores derrotas da nossa história, que pode ser inclusive maior do que a fatídica final contra o Uruguai em 1950. Porém, aqui afirmo, somos o maior e melhor futebol do mundo.
Uns podem dizer que os argentinos são mais apaixonados, outros podem falar que os europeus são mais organizados. Eu vos digo: somos maiores.

Podemos não ter a organização das ligas europeias, mas temos um campo de futebol em cada canto do país. Não falo de estádios nem de clubes, mas sim dos terrenos baldios, das ruas que recebem pares de chinelo como traves, das areias da praia, do rio na época da seca… Por isso, falar que temos 200 milhões de técnicos é muito pouco. Temos 200 milhões de jogadores.

Reservamos o dia do nosso lazer para jogar uma pelada, temos o orgulho de levar nossos filhos ao estádio, desfilamos com as cores dos nossos times, apostamos, brigamos, gritamos, bebemos, bebemos novamente, comemoramos. Vivemos nossa paixão não com a dramaticidade de um tango, mas com a alegria e a altivez de um samba.

Temos um campeonato nacional com uma capacidade e força em que mais de uma dezena de times diferentes já se sagraram campeões. Aqui não é River e Boca, não é Barça e Real, nós somos Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo, Grêmio, Inter, Atlético, Cruzeiro, Icasa e outros que representam a paixão nacional.

Não é por acaso que vencemos cinco Copas do Mundo, que somos a única seleção a participar de todas as copas, que demos um chocolate na Itália na final de 70, que vencemos a Alemanha na final de 2002 quando o mundo colocava os alemães como favoritos, que em 1958 colocamos um moleque de 17 anos para jogar uma copa e este se tornou o maior da história do futebol, que em 1994 em pleno 4 de julho calamos a nação mais poderosa do mundo em seu solo no dia de sua maior data.

Nossa nação está para o futebol como a sua razão de existir. Somos a maior vitória do futebol alemão, porém também somos a maior vitória do futebol uruguaio, o sonho de consumo do futebol argentino, a referência do futebol mundial.

Já passamos 24 anos sem ganhar uma copa, perdemos uma final em pleno Maracanã com mais de 200 mil de torcedores, e hoje se completa um ano de uma histórica derrota. Mesmo assim, o mundo tem medo de enfrentar o Brasil. Inclusive quando estampam nos jornais que não temem a canarinho, essa é uma clara demonstração que estão tremendo, pois sabem que, assim como em 1993, quando ganhamos do Uruguai e nos classificamos para a copa, e como em 2013 quando vencemos a até então imbatível Espanha, o futebol reserva de tempos em tempos glorias à sua maior seleção.

Por isso me perdoem os incrédulos, os vira-latas que cultuam o externo. Aqui nestas linhas afirmo: SOMOS OS MAIORES.

Anúncios

Um comentário sobre “A maior seleção do mundo – Por Edilson Cavalcante

  1. Parabéns pelo texto, estou lendo 1 ano depois e concordo com o que vc disse, da até vergonha de alguns vira latas q comentam e torcem contra, mas eles simbolizam exatamente essa geração de jogadores q não honram a camisa, preferem ir pra Europa e se exibir com comerciais, roupas etc. Mas agora estou otimista com a chegada do Tite, mesmo sendo palmeirense acho ele o melhor técnico pra seleção e tenho CERTEZA q até 2022 seremos HEXA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s