Palestina! Palestina!

Torcedores da Bósnia protestam em frente ao hotel dos jogadores de Israel

Torcedores da Bósnia protestam em frente ao hotel dos jogadores de Israel

Na última sexta, dia 12, aconteceu a partida entre Bósnia Herzegovina e Israel pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016. A Eurocopa é a Copa América deles e sim, Israel disputa competições como se fizesse parte da Europa…

Para não irmos muito longe e transformamos o texto em um capítulo de livro… Basta relembrarmos que a independência da Bósnia, em 1992, seguindo os passos da Croácia e da Eslovênia que, com a desintegração da Iugoslávia, se declararam independentes em 1991, foi levada a cabo por sua população majoritariamente muçulmana, e isso explica em partes o que aconteceu na partida da semana passada. A Bósnia é composta, aparte a fatia de origem sérvia e croata de sua população, por muçulmanos.

O jogo válido pela sexta rodada do torneio europeu terminou 3 a 1 para os bósnios… Mas o que ficará registrado não serão os gols e a bela virada da Bósnia.

Antes, durante e depois da partida ecoou pelos ruas da cidade de Zenica, local do confronto, os gritos de “Palestina, Palestina!”.

Para os bósnios, além de manter as chances de disputar a Eurocopa, a partida foi uma chance de demonstrar indignação em relação as atrocidades cometidas por Israel contra os palestinos. Uma chance de se manifestar a favor da causa Palestina.

Assista ao vídeo da torcida Bósnia gritando “Palestina” inclusive durante o hino de Israel:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s