A Incrível Volta do Tricolor Suburbano ao Redor do Mundo

Em 1914 foi fundado, por comerciantes do bairro que leva o mesmo nome, o Madureira, clube de futebol da cidade do Rio de Janeiro. Com as cores amarela, azul e grená, a equipe foi apelidada de tricolor suburbano.

Símbolo do Madureira

Símbolo do Madureira

Mas o post é sobre um documentário…

Com produção e direção de Pedro von Krüger e Felipe Nepomuceno, e pouco mais de 20 minutos de duração, o curta “A Incrível Volta do Tricolor Suburbano ao Redor do Mundo” narra a viagem do Madureira pelo planeta em 1961. Naquele período ainda não existia o Campeonato Brasileiro e normalmente as equipes disputavam apenas os estaduais, que aliás era a única coisa que importava para os clubes brasileiros até bem pouco atrás… mas isso é conversa pra outro post. Com essa agenda mais espaçosa sobrava tempo para os times excursionarem pelo mundo e arrecadar um pouco de dinheiro.

Presidido então por José da Gama, um dos primeiros empresários a negociar jogadores no país, o Madureira sai para dar um giro pelo mundo, e aquela não seria uma viagem qualquer, a volta do Tricolor Suburbano se tornaria a maior permanência de um clube brasileiro fora do país até os dias de hoje. Foram 36 jogos em 144 dias. América Central, Europa, Ásia, Oriente Médio e Estados Unidos. Com direito a passagens, em plena guerra fria, por União Soviética, China e Cuba.

Che Guevara recebe a equipe do Madureira.

Che Guevara recebe a equipe do Madureira.

O documentário é singelo. É bonito, simples e muito bem produzido. Emocionante. Através de recortes de jornais e fotografias da época, reconstrói a aventura do Tricolor Suburbano. Com narração dos próprios atletas, como o meio-campista e capitão da equipe Jorge Farah, vamos conhecendo pedaços e lembranças da aventura daqueles atletas. A trilha sonora é outro destaque, serve de moldura para as fotos desgastadas pelo tempo que são apresentadas na tela.

Esse é o primeiro documentário que o Pelota de Trapo indica. E não é por acaso. Trata-se de um belíssimo exemplo da leitura que podemos fazer do nosso futebol. Memórias, vozes frágeis de senhores relembrando, com certa dose de ingenuidade e romantismo, um período do nosso futebol que passou…mas que só será esquecido se a gente deixar.

Assista a “A Incrível Volta do Tricolor Suburbano ao Redor do Mundo”:

A Incrível Volta ao Mundodo Tricolor Suburbano from Nepomuceno Filmes on Vimeo.

Obrigado ao professor Evandro Braga pela dica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s